Cidades do Alto Tietê decidem não antecipar feriados nos próximos dias, diz Condemat

Prefeitos levaram em consideração o atraso no andamento de licitações, o aumento nos custos de horas extras e os prejuízos nas agendas de procedimentos médicos da população.

O Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) definiu, de forma consensual, que as cidades da região não irão antecipar feriados nos próximos dias.

Uma reunião do consórcio para discutir o assunto ocorreu nesta quarta-feira (24). A medida será adotada, por exemplo, por São Paulo, para tentar aumentar o isolamento social e reduzir o avanço da Covid-19.

Entre os argumentos do Condemat para não antecipar feriados estão o atraso no andamento de licitações importantes, o aumento nos custos de horas extras com equipes de vacinação e outros serviços públicos e os prejuízos nas agendas de procedimentos médicos da população.

Os prefeitos também disseram que, como as cidades já estão seguindo a Fase Emergencial do Plano São Paulo, que restringe a abertura de comércios e serviços, bem como determina o trabalho remoto para diversas atividades profissionais, a antecipação de feriados não reduziria a circulação de pessoas nas ruas, levando em consideração que as indústrias vão manter o funcionamento, assim como as unidades bancárias e lotéricas.

“Os prefeitos conversaram com suas equipes técnicas e chegaram a um consenso, levando em consideração vários fatores que apontam que a antecipação dos feriados não surtiria o efeito desejado e poderia implicar também em outros problemas, como atraso em procedimentos administrativos importantes, como aquisição de insumos para o enfrentamento à pandemia, a desaceleração das campanhas de vacinação, com a redução de profissionais, além de problemas com o transporte público, que em dias de feriado tem a frota reduzida”, disse o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite.

Outro ponto levado em consideração para a decisão foi o impacto de visitantes em cidades da região com características turísticas, como Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis.

“Com o mega feriado já anunciado na capital e demais regiões, os municípios devem reforçar ainda mais a fiscalização e barreiras sanitárias para controlar a entrada de visitantes, bem como encontros e eventos em unidades particulares que gerem aglomeração”, falou o secretário.

Diante da decisão do Condemat de não antecipar feriados, as cidades do Alto Tietê seguirão funcionando normalmente, dentro das restrições vigentes atualmente. A exceção é o dia 2 de abril, feriado nacional da Paixão de Cristo. FG1

Categoria:NOTICIA DE MOMENTO !

Deixe seu Comentário