Ginásio de esportes vai abrigar hospital de campanha em Itaquá

Serão criados 60 leitos para pacientes com covid-19, sendo 20 de UTI. Espaço será inaugurado em 17 de abril com 50% da capacidade

O Ginásio Municipal de Esportes Sumiyoshi Nakaharada, na Vila Japão, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, vai ser transformado em um hospital de campanha com 60 leitos, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 20 de estabilização e 20 de enfermaria para atender pacientes com covid-19. 

A previsão é de que o espaço seja inaugurado em 17 de abril e passe a operar com 50% da capacidade, sendo 10 leitos de cada modalidade. A estrutura começou a ser montada na última quinta-feira (1°). 

Para viabilizar a abertura do hospital, o Estado entrou com um aporte de R$ 4,2 milhões e a prefeitura com R$ 1,5 milhão. O local, que tem 540 m², terá farmácia, laboratório, dois ambulatórios médicos, sala de raio-X, aparelho de diálise, tomógrafo, sala de administração, lavanderia, local de descanso para os profissionais, banheiros e chuveiros. 

"Abrimos a Central de Atendimento Covid-19, com 17 leitos, e conseguimos mais leitos para o Hospital Santa Marcelina com o Governo do Estado. Aqui no município não entramos em colapso graças ao trabalho conjunto entre secretário, prefeito, vereadores e a própria população", disse o secretário municipal de Saúde, Edson Rodrigues. 

O hospital de campanha pretende não só atender moradores de Itaquaquecetuba, mas a população do Alto Tietê. O funcionamento será 24h, mas a unidade não atenderá de portas abertas ao público. Os pacientes devem procurar as três unidades referenciadas: UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, o Centro de Saúde 24h e a Central de Atendimento Covid-19. 

FPR7

Categoria:SAÚDE