GUARULHOS - Carga de chinelos mobiliza esquadrão antibombas no aeroporto de Guarulhos após cães sentirem cheiro estranho

Administração do terminal considerou carga suspeita e acionou PF e Gate, da PM de SP. Robôs foram usados e abriram caixa de madeira, achando os chinelos. Técnicos entenderam que material diferente pode ter chamado atenção de cães.

Uma carga de chinelos mobilizou uma operação da Polícia Federal e o esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de São Paulo no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde desta terça-feira (13).

A operação começou quando cães farejadores que vistoriam cargas e bagagens nos terminais de transporte do aeroporto sentiram um cheiro estranho, procedente de uma carga que, a princípio, não tinha identificação. Segundo o aeroporto, não era possível saber o que havia dentro dos contêineres por meio de raio-x, o que levantou a suspeita de se tratar de algo ilícito, como drogas ou bombas, por exemplo.

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, informou em nota que o item apontado pelos cães foi considerado "suspeito" durante o processo de inspeção de cargas, mas a suspeita foi dissipada após todo trâmite de investigação e abertura do material.

A carga estava com nota fiscal e toda a documentação em ordem, informou o terminal. Os investigadores constataram que só não foi possível verificar no raio-x porque a carga estava bem embalada, com diversas proteções.

Risco descartado

A Polícia Federal e o Gate foram acionados e isolaram a área, para evitar risco. Um robô foi enviado ao contêiner para realizar a abertura da caixa de madeira, onde estavam os chinelos.

Após todo o trabalho, foi percebido que não se tratava de nenhuma bomba ou algum artefato suspeito, segundo a PM.

Após a ação do Gate, o risco foi descartado e os técnicos do grupo constataram que "algum componente ou material da carga" levantou a suspeita dos cães pelo odor diferenciado.

A concessionária diz que, "como estabelece o protocolo para estes casos, acionou as autoridades competentes e após intensa investigação nenhum risco foi detectado. Essa ocorrência não impactou as atividades do aeroporto".

A GRU Airport informou que entende que "a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura". F.G1


Categoria:NOTICIA DE MOMENTO !