Suzano adota ferramenta de mapeamento para fiscalizar e coibir crimes ambientais

Na cidade, muitos moradores ainda têm de lidar com problemas relacionados ao descarte irregular de lixo e entulho, por exemplo.

Uma ferramenta lançada pela Prefeitura de Suzano promete reforçar o combate aos crimes ambientais, como o descarte de entulho, problema com o qual muitos moradores da cidade ainda têm de lidar.

Em uma área do Jardim Dona Benta, o descarte irregular de resíduos se tornou constante. No local, é possível encontrar de tudo, principalmente entulho e madeira. O mato alto ainda ajuda a esconder o córrego e mais sujeira.

“Os próprios moradores da vila colocam a mão na massa para não deixar virar o que vocês estão vendo aqui, um lixão. A gente faz a nossa parte. Às vezes a gente mesmo toma a atitude de colocar um refletor para fazer a iluminação, mas aí vem a Prefeitura, vê e retira. Fala que tem algum projeto. Todo ano que tem eleição, tem algum projeto para cá. Porém, passa a eleição, acaba esse projeto”, relatou o mecânico Fábio Viana.

A aposentada Maria Aparecida Ribeiro mora no bairro e conta que há anos esse problema se repete por lá. Moradores do próprio bairro e até de fora usam o local como ponto de descarte irregular. A preocupação dela, além dos animais, é com as crianças. Isso porque o terreno fica próximo a uma escola estadual.

“Eu cheguei a gravar alguns carros que estavam descartando o lixo aqui. Durante o dia é carroceiro, e durante a noite, os carros”.

Sobre essas reclamações, a Prefeitura de Suzano disse que esse local já é um ponto viciado de descarte incorreto de lixo e entulho e, por mais que realize manutenções durante o ano, muitas pessoas insistem e continuam jogando lixo.

A Prefeitura disse também que a pessoa que for flagrada realizando descarte em um local incorreto pode pagar uma multa de cerca de R$ 740.


Ferramenta possibilita mapeamento digital

Para evitar situações como essa e muitas outras que podem trazer prejuízos para a natureza, a partir de agora, a tecnologia é aliada da fiscalização ambiental de Suzano. A Prefeitura fez um mapeamento digital de cerca de 90 áreas que já sofreram algum tipo de crime ambiental.

Esse novo sistema, além de trazer mais agilidade, vai guiar as equipes em operação nas ruas, levando, principalmente, informações detalhadas de cada região.

“É muito importante, primeiro, que o cidadão faça a denúncia oficial. É como se fosse um boletim de ocorrência. Ele pode fazer por meio do 0800 da ouvidoria ou pelo e-mail. No site da Prefeitura, ele tem todo o caminho para fazer as denúncias. Em cima disso, conseguimos abrir um processo administrativo e, a partir desse momento, ele acaba virando mais um ponto de monitoramento no nosso aplicativo”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang.

O sistema é integrado a uma conhecida ferramenta de GPS. Cada estrela representa um ponto monitorado. Basta clicar nela para ter todas as informações sobre o local. Como em uma área particular na Chácara Estância Paulista, que, em 2018, estava sendo desmatada e loteada de forma irregular.

“Ele vai acabar integrando as fiscalizações, tanto da GCM, como da fiscalização de posturas e ambiental. As informações vão ser disponibilizadas em um sistema, e os agentes da fiscalização vão poder verificar, no ato, se a área tem ou não alguma autuação”, disse o analista ambiental Eric Caravaggio.

Além disso, quem estiver em operação na rua terá acesso rápido a outras importantes informações.

Tudo que estiver na cor verde água no mapa indica uma área de proteção permanente. Em vermelho, uma área de proteção ambiental da várzea do Rio Tietê. E, em amarelo, que corresponde a 70% do território de Suzano, estão identificadas as áreas de proteção de mananciais.

Outro local com problemas de descarte

A reportagem da TV Diário esteve ainda no bairro Jardim São José, que também enfrenta muitos problemas com o descarte irregular de lixo e entulho. No lugar, é possível encontrar restos de construção, móveis, pneus, entre outros.

Uma moradora percorreu uma rua do bairro de carro e registrou, em vídeo, todo o entulho descartado no local. No lugar, há uma placa, em que está escrito “Proibido jogar lixo”.

“O descarte aqui é frequente, e não só de populares. Às vezes com veículos grandes, até de supermercado. E são objetos de toda natureza. Aqui está virando local de escorpiões. Meus amigos que moram próximo já foram picados. É muito complicado. A gente já pensou até em um projeto, para fazer um parque aqui. É um pedacinho de Mata Atlântica que tem aqui, em uma área de tanta fragilidade social, que de repente poderia ser um local de muita instrução”, falou um homem que mora no local há cerca de 20 anos.

Reclamações e denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas à Prefeitura de Suzano por meio dos telefones 4745-2046 e 0800 774 2007. Também é possível fazer pelo aplicativo “Cidadão Online” e pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.

F.G1


Categoria:MEIO AMBIENTE

Deixe seu Comentário