MOGI DAS CRUZES - APCD Mogi das Cruzes - Manifestações orais associadas à Covid são destaque em Simpósio

O I Simpósio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) Regional de Mogi das Cruzes reuniu diversos especialistas para apresentar as técnicas, tratamentos e métodos mais avançados no universo da Odontologia. Um dos assuntos debatidos no evento foram as manifestações orais associadas à Covid-19 e a importância da presença de cirurgiões-dentistas nas equipes multidisciplinares que atuam nos hospitais que atendem casos da doença. Todo o evento foi promovido de maneira virtual, com aproximadamente 100 participantes por dia e abrangência de profissionais de outros estados, como Amazonas, Pernambuco e Recife, assim como de outros países, como o México.


A Covid-19 é uma doença que mesmo com todos os estudos e pesquisas ainda apresenta novos sintomas e sequelas. A integrante da Câmara Técnica de Estomatologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), professora Desirée Cavalcanti apresentou durante sua palestra os estudos mais recentes sobre as manifestações associadas ao coronavírus.


De acordo com a especialista, a primeira manifestação oral reconhecida da Covid-19 foram as alterações no olfato e paladar. “De acordo com estudos, essa situação é identificada entre 38% e 52% dos casos. O que sabemos até agora é que há uma diferença na distribuição desses sintomas de acordo com regiões do mundo. Um recente artigo apontou que na América do Norte a prevalência ocorre em 53% dos casos, número semelhante aos 50% da Europa. Já na Ásia, eles ficam em 27%. Neste caso, pode ser que eles não sejam descritos com frequência ou tenham ocorrido e não foram descritos”, aponta.


A professora Desirée explica que a boca é a porta de entrada para a Covid-19. Ela também é a principal fonte de contaminação e leva o vírus para outros órgãos como pulmões e intestino. “Não existe uma lesão específica causada pela Covid-19. As manifestações do vírus estão relacionadas às coinfecções, infecções secundárias, reações adversas, comprometimento sistêmico e imunológico. É importante que os cirurgições-dentistas façam parte das equipes multidisciplinares, não apenas UTIs, assim, eles podem identificar os problemas e evitar o agravamento do quadro do paciente”, destaca.


A APCD Mogi das Cruzes desenvolveu o Simpósio com o objetivo de manter os profissionais de Odontologia informados com tudo o que há de mais novo no mercado. O evento foi aberto pelo coordenador do curso de Harmonização Orofacial da APCD Mogi das Cruzes, Fabiano Vasconcelos. Durante a live, o especialista falou sobre a abrangência da Harmonização Orofacial. “Muito se fala da parte estética da técnica, mas pouco se comenta sobre os benefícios funcionais do uso, por exemplo, da toxina botulínica no tratamento da cefaleia tensional ou da nevralgia do nervo trigêmeo. Muitos dos procedimentos são de cunho funcional, contribuindo bastante para a qualidade de vida do paciente”, observa.


O professor Flávio Kfouri tratou das “Indicações e Contraindicações dos Implantes Imediatos”. Apresentando casos clínicos, o especialista demonstrou as melhores aplicações e técnicas para realizar os implantes. “Para ter sucesso nos procedimentos é necessário um conjunto de fatores, que incluem a integração do implante aos tecidos, sua função adequada e a satisfação estética do paciente. A iniciativa de realizar o Simpósio em um momento difícil como esse que passamos é uma maneira de nos encontrarmos, falarmos, mantermos viva a ciência e a troca de experiências”, ressalta.

A advogada Patrícia Theodoro foi convidada pela APCD Mogi das Cruzes para apresentar as novas resoluções do Conselho Federal de Odontologia (CFO) sobre ética e o marketing digital. “Muitos profissionais estão usando as redes sociais para divulgar seu trabalho, especialmente, agora na pandemia. Com o avanço dessa tendência, o conselho decidiu criar resoluções para que se pudesse legalizar o que não estava previsto no Código de Ética”, acrescenta.

O Simpósio foi encerrado com a palestra do professor Gustavo Tralli que falou sobre a evolução da cirurgia ortognática e ATM. Durante a palestra, o especialista apresentou o progresso que os procedimentos sofreram ao longo dos anos e os benefícios que trouxeram aos pacientes.

“A cirurgia ortognática traz uma série de benefícios, como a melhora na mastigação, harmonia facial, postura corporal, respiração e fonética, que culminam no resultado funcional e estético. No início, a cirurgia demorava seis horas, o paciente inchava e saía traumatizado. Hoje em dia isso mudou muito”, acrescenta. Tralli apresentou ainda, as técnicas mais avançadas da cirurgia de ATM.

Categoria:SAÚDE

Deixe seu Comentário