MOGI DAS CRUZES - Morre Fumio Horii, empresário de Mogi das Cruzes, aos 87 anos

Horii estava internado há cerca de um mês por causa da Covid-19 no Hospital Sírio Libanês, na capital.

Morreu na noite de domingo (16) o empresário Fumio Horii, aos 87 anos, no Hospital Sírio Libanês, na capital. Horii estava internado na unidade há cerca de um mês por causa da Covid-19. O corpo foi velado em um templo de Mogi das Cruzes. O enterro foi às 15h, no Cemitério São Salvador.

Horii era um dos empresários mais bem sucedidos da cidade e atuava nas áreas de mineração, hotelaria e imobiliária.

Fumio Horii nasceu na cidade de Hiroshima no Japão em 23 de dezembro de 1933 e veio para o Brasil com os pais. Antes de morar em Mogi, viveu em outras cidades do estado, mas foi no município da Grande São Paulo que construiu família e começou os negócios.

Começou plantando alface e, em 1961, descobriu jazidas de caulim, minério usado no branqueamento de papéis. Anos depois deixou a agricultura e, além da mineração, se dedicou ao empreendedorismo no mercado imobiliário e na hotelaria.

O economista e empresário Cláudio Costa conta que Fumio Horii descobriu o caulim ao pedir um estudo de solo das terras onde plantava hortaliças.

"É um produto mineral que era usado há anos atrás no processo de clareamento do papel. Só que isso foi durante um período na década de 70, 80 e depois o caulim foi substituído por outro produto. O Horii sempre teve uma visão empresarial muito forte. Nesse período ele fez muitos investimentos, principalmente, na área imobiliária. Um dos grandes investimento é onde é o Club Med hoje, que durante muitos anos, ele manteve fechado para uso pessoal dele e no momento certo começou a empreender e hoje é um dos maiores e melhores resorts que nós temos no Brasil."

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, lembra que o empresário adotou a cidade. "Tem um papel importante na construção e desenvolvimento da nossa cidade. Ele poderia ter investido seus negócios em qualquer outra cidade, mas ele preferiu investir aqui, construir sua família aqui e sua história aqui. Tem muita gente que não sabe a quantidade de coisas que ele fez aqui. Ele sempre foi muito discreto. Principalmente, em diversas obras assistenciais e apoio a outras pessoas."

O presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes Frank Tuda destaca que Fumio Horii foi um grande incentivador da comunidade japonesa na cidade. "Ele foi uma pessoa que batalhou pela comunidade, inclusive o Centro Esportivo do Bunkyo, o ginásio, foi construído por ele. Construído mesmo. Ele foi a pessoa que subiu no trator, na máquina, pegou na enxada e montou todo o centro esportivo. Também montou o campo de baseball da mesma maneira."

Tuda recorda que o empresário ajudou também muitas entidades sociais. "Ele era uma pessoa simples, não gostava de aparecer e sempre fez essas doações. E por todo o trabalho dele o governo japonês o homenageou a pedido da comunidade nipo-brasileira", completa Tuda.


Categoria:NOTICIA DE MOMENTO !

Deixe seu Comentário